Galoá Associações

Livro "Refúgio no Brasil: caracterização dos perfis sóciodemográficos dos refugiados"

05/02/2018

Notícias

Notícias

A mobilidade humana representa em nossos dias um grande desafio às políticas nacionais e internacionais. O crescente fluxo de milhões de migrantes tem acentuado o fenômeno da urbanização nos grandes centros dinâmicos e nas áreas urbanas tanto das regiões desenvolvidas como dos países emergentes. Os diferenciais de renda entre países e as condições precárias das regiões de origem têm também contribuído para ampliar os desafios da mobilidade. Dentre os milhares de migrantes internacionais que atualmente se deslocam em todos os continentes, incluem-se pessoas na condição de refugiados – cerca de 21 milhões. Esse contingente humano foi obrigado a se deslocar de seus países de origem por motivos de violação maciça dos direitos humanos, guerras e conflitos locais, perseguição racial, religiosa, política, grupo social ou nacionalidade. A partir de 2010, o Ipea, em conformidade com sua missão de produzir, articular e disseminar conhecimento para aperfeiçoar as políticas públicas, acompanha as ações de cooperação internacional do governo federal e das organizações da sociedade destinadas à proteção e ao apoio aos refugiados reconhecidos pelo país no âmbito da cooperação internacional. Este livro – Refúgio no Brasil: caracterização dos perfis sociodemográficos dos refugiados (1998-2014) – analisa 4.150 concessões de refúgio acolhidas pelo governo brasileiro no período. Este trabalho constitui esforço inédito destinado a caracterizar os perfis sociodemográficos dos refugiados reconhecidos pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare) – órgão instituído pela Lei no 9.474, de 22 de julho de 1997, no âmbito do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC). Trata-se de uma fotografia de entrada dos refugiados em nosso país, que naturalmente demanda estudos complementares, com o propósito de pesquisar as condições atuais de vida dos refugiados.

{phocadownload view=file|id=232|text=Clique aqui e acesse o Livro "Refúgio no Brasil: caracterização dos perfis sóciodemográficos dos refugiados"|target=s}

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br