Galoá Associações

"Revista Temáticas" da Unicamp comunica a abertura da chamada de artigos para sua 48° edição

11/08/2017

Notícias

Notícias

Dossiê Haiti – Brasil / Haitianos no Brasil.

Organização: Ana Elisa Bersani (Universidade Estadual de Campinas) e Handerson Joseph (Universidade Federal do Amapá).

A mobilidade é um fenômeno antigo e estrutural entre os haitianos. Mais recentemente, sobretudo a partir de 2010, o Brasil começa a aparecer como novo destino dessa diáspora que está espalhada por vários países do mundo. A Revista Temáticas, nesta edição, convida pesquisadores e pesquisadoras a apresentar trabalhos que reflitam sobre as lógicas e experiências da mobilidade dos haitianos no Brasil. O objetivo é reunir trabalhos que discutam, através de uma perspectiva interdisciplinar, as múltiplas relações estabelecidas em torno da rota Haiti-Brasil, suas especificidades e algumas dimensões centrais para a compreensão desse fenômeno que extrapola a lógica clássica da emigração/imigração.

Interessa à revista, particularmente, trabalhos que problematizem a relação Haiti-Brasil em âmbitos diversos (social, racial, etário, de gênero e outros), com foco não apenas na chegada, mas também na permanência e no cotidiano dos haitianos e haitianas nas cidades brasileiras. Pretendemos reunir contribuições acerca das percepções, experiências, dinâmicas e práticas sociais dos haitianos no Brasil, através de seus circuitos de mobilidade no espaço (trans)nacional; dos valores e sentidos sociais da diáspora; dos fatores mobilizadores do fluxo em direção ao Brasil (para além das motivações econômicas); das múltiplas trajetórias e perfis dos atores em questão; das consequências desse movimento; dos atos de violência, xenofobia e racismo que têm sofrido; das políticas migratórias adotadas pelo Estado brasileiro para o caso específico dos haitianos recém chegados, entre outros.

A proposta desse dossiê é, portanto, contribuir para as Ciências Sociais através de diálogos com diferentes áreas do conhecimento, suscitando debates sobre as diversas possibilidades e caminhos para a reflexão em torno do tema. Assim, serão bem-vindos estudos que tenham como panorama a presença haitiana no Brasil a partir de diferentes perspectivas e abordagens. Através da proposição desse eixo temático temos o intuito, também, de contemplar a produção intelectual de estudantes e pesquisadores haitianos que desenvolvem pesquisas no contexto brasileiro, proporcionando um espaço de socialização desses trabalhos.

Prazo de Submissão: 02 de setembro de 2017 às 23h59.

Enviar os artigos completos obrigatoriamente para: tmaticas@unicamp.br com cópia para anabersani@hotmail.com e handersonj_82@yahoo.es.

{phocadownload view=file|id=160|text=Instruções, critérios e normas de Publicação|target=s}

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br