Galoá Associações

Encontro Nacional sobre População, Trabalho, Gênero e Políticas Públicas

27/11/2019

GT População e Trabalho

GT População e Trabalho

Inscrição

Clique aqui para efetuar a sua inscrição

Clique aqui para efetuar sua inscrição nos Minicursos


Os GT’s “População e Trabalho” e “População e Gênero”, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), têm o prazer de convidá-los para participar do “Encontro Nacional sobre População, Trabalho, Gênero e Políticas Públicas", que se realizará de 27 a 29 de novembro próximo, em Campinas (SP), nos auditórios do Zeferino Vaz e Jorge Tapia do Instituto de Economia, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

O evento pretende debater temas que inter-relacionam as áreas de dinâmica demográfica, trabalho, gênero e políticas públicas, no Brasil, e com um olhar estratégico para a próxima década que se inicia, por meio de sessões de apresentação de trabalhos orais, em pôster e mesas redondas de discussão O trabalho e a igualdade de gênero estão em posição de destaque na Agenda 2030 (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, nos países da América Latina e do Caribe. Entre os objetivos desta agenda, está a promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável, do emprego pleno e produtivo do trabalho decente para todos e o alcance da igualdade de gênero e empoderamento de  todas as mulheres e meninas. A década, que por ora se encerra, foi marcada por uma reversão nos indicadores do mercado de trabalho brasileiro e poucos avanços nos indicadores de desigualdade de gênero.  As mudanças recentes - inclusive as legislativas que versam sobre o mundo do trabalho e a previdência social - impõem uma série de desafios para a próxima década. Nesse sentido, o evento pretende lidar com questões estratégicas para as políticas públicas e discutir trabalhos científicos dentro das seguintes temáticas:

  • Mercado de trabalho: heterogeneidade e desafios (O objetivo do tema é agregar estudos sobre a heterogeneidade do mercado de trabalho brasileiro, no que tange as suas diversas desigualdades, sua evolução e os principais desafios futuros, diante do atual cenário econômico, político e legislativo.)
  • Trabalhos e gênero (O objetivo do tema é atrair artigos que discutam a desigualdade de gênero no trabalho remunero e no trabalho doméstico, apontando históricos e desafios futuros, em consonância a Agenda 2030 das Nações Unidas.)
  • Gênero: de desigualdades a abismos (Diversas dimensões da sociedade brasileira apresentam persistentes desigualdades, não só de gênero, como também geracional, de cor ou raça, de orientação sexual, de classe e as interseccionalidades entre elas. Dessa maneira, estimulamos a inscrição de trabalhos que analisam, de forma teórica ou empírica, a partir de uma perspectiva estrutural ou conjuntural, a questão das desigualdades inter e intra-gênero de forma interseccional, nas áreas de educação, ciência, saúde e política.)

Os trabalhos científicos devem se inserir nas temáticas descritas e serão selecionados a partir da submissão de trabalhos completos e resumos expandidos, encaminhados à comissão científica através do email gtpoptrabalho.abep@gmail.com.

Seguindo as normas gerais dos eventos científicos, os trabalhos pode ser submetidos  em 2 formatos:

Trabalho completo, que  deverá ter no máximo 20 páginas, em Times New Roman, tamanho 12, e com espaçamento de 1,5 linhas. 

Resumo expandido que deverá conter objetivos, metodologia, fonte de dados e resultados do trabalho, sendo de no máximo quatro páginas.

Uma mesma pessoa poderá constar como autora ou coautora em, no máximo, três trabalhos, incluindo os pôsteres. A verificação desse requisito será feita após a avaliação final e, caso haja mais de três trabalhos aprovados, os autores serão notificados.

Prazos

Submissão de trabalhos completos ou resumos expandidos até 15/09/2019, pelo email gtpoptrabalho.abep@gmail.com.

Resultados a partir do dia 07/10/2019.


Comissão Organizadora

Luana Junqueira Dias Myrrha (UFRN)
Jordana Cristina de Jesus (UFRN)
Maria Alice Pestana de Aguiar Remy (UNICAMP)
Maria de Fátima Lage Guerra (DIEESE)
Maira Covre Sussai Soares (UERJ)
Ana Paula Pyló (ABEP)
Simone de Cássia Menezes Diamantino (ABEP)
Natália Silva Trindade (PPCIS UERJ)
Priscila de Souza Silva (UFRN)
Vanessa Viana da Nóbrega (UFRN)
Iriana Cadó (UNICAMP)
Glaucia Marcondes (UNICAMP e ABEP)


Apresentação dos trabalhos:

Para a apresentação oral:

  • Preferencialmente, utilize apresentação de slides em power point. Neste caso, considere ter sempre em mãos uma cópia de segurança, seja em pendrives diferentes, salvando uma versão alternativa em pdf ou enviando seu arquivo para o seu próprio e-mail);
  • A exposição de cada trabalho não deve ultrapassar 15 minutos. 
  • Para garantir boa visibilidade, o tamanho da letra deve ser igual ou superior a 22;

 Para apresentação de pôster:

  • O pôster deve ter aproximadamente 0,90 m de largura e 1,10 m de altura e orientação vertical;
  • A letra usada do texto deve ter fonte de tamanho 20, pelo menos; 
  • Na parte superior, devem estar em destaque título, nomes dos autores e afiliação institucional;
  • Pelo menos um dos (as) autores(as) deverá estar presente no momento da apresentação para avaliação (que terá duração de 5 minutos) e para atender consultas do público.


Comissão Científica

Alberto Mesaque Martins
Angelita Alves de Carvalho
Eugenia Troncoso Leone
Glaucia Marcondes
Helcio de Medeiros Junior
Ivan Targino Moreira
Jordana Cristina de Jesus
Luana Myrrha
Maria Alice Pestana de Aguiar Remy
Maria Beatriz Nader
Pamila Siviero
Paulo Jannuzzi
Raul Luís Assumpção Bastos
Rosa Ester Rossini
Samantha Haussmann Rodarte Faustino
Samuel Araujo Gomes da Silva
Silvana Queiroz
Tanise Brandão Bussmann

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br