Galoá Associações

A vulnerabilidade à Covid-19 no semiárido nordestino: metade dos municípios já tem casos confirmados

14/05/2020

Demografia e Covid 19

Demografia e Covid-19

Publicações anteriores do ONAS-Covid19 analisam a situação de grupos mais vulneráveis aos riscos de desenvolverem condições graves da Covid-19. Entre elas estão a estrutura etária da população, pois os grupos com mais de 60 anos são aqueles sobre os quais incidem as maiores taxas de letalidade da doença. Além disso, aumentam os riscos as condições socioeconômicas a que a população estaria exposta. Dessa maneira, pensar vulnerabilidades socioespaciais pré-existentes à pandemia é uma análise relevante a ser feita, sobretudo quando consideramos a distribuição de casos confirmados de Covid-19 no semiárido nordestino. Região marcada por desigualdades sociais, carências de serviços básicos e diversas sobreposições de vulnerabilidades.

No final de abril, uma carta organizada pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pede que ações governamentais efetivas sejam direcionadas para a região. Afinal, até o dia 27 de abril, 34 municípios da região do semiárido já haviam registrado mortes pela Covid-19 antes mesmo de terem registrado casos confirmados da doença; ou seja, diante da pequena infraestrutura de serviços de saúde, antes mesmo desses municípios terem conseguido testar os casos suspeitos, as pessoas morreram. Se a baixa testagem para Covid-19 dificulta a vigilância em saúde em um contexto mais amplo, a situação se torna impossível nos casos em que o óbito antecede a informação de casos confirmados.

Clique aqui e leia o arquivo completo

Fonte: https://demografiaufrn.net/

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br