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Programa de Trabalho - Chapa ABEP 50+ (Biênio 2025-2026)

30/08/2024

Notícias

diretoria 2025-2026

Apresentação

No ano de 2026, a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) completará 50 anos. No Simpósio sobre o Progresso da Pesquisa Demográfica no Brasil ocorrido no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, de 7 a 9 de junho de 1976, foram lançadas as bases para a criação da ABEP, que surgiu legalmente em 19 de abril de 1977, com 69 pesquisadores signatários da Ata de Fundação da associação.

Às portas de completar o seu jubileu de ouro, a ABEP ampliou em quase cinco vezes o seu número de sócias e sócios, foi parte ativa na expansão do campo da demografia e dos estudos populacionais pelo país, se fez presente em momentos de crise socioeconômica, política e institucional, e atuou diuturnamente na defesa da ciência.

Ao completar seus primeiros 50 anos de vida, se abre uma janela de oportunidades que pode render importantes dividendos à associação nas próximas décadas. Nesse contexto, a Chapa ABEP 50+ propõe um conjunto de ações pautadas na leitura do passado, na vivência do presente e na preparação do futuro que está por vir.

No campo institucional, com a expansão nacional de centros formadores de demógrafos e de estudantes de população, é fundamental identificar, criar e fortalecer os vínculos com instituições de ensino e pesquisa, e pesquisadores independentes que atuam no campo da demografia e dos estudos populacionais. Acompanhar o processo de interiorização da pós-graduação no país pode ser o diferencial para uma associação ainda mais diversa e plural em suas ideias e concepções.

Também relativo ao campo institucional, com a reativação da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) do Brasil, a partir do Decreto de no 11.966, de 27 de março de 2024, a ABEP volta a ter assento em um comitê diretamente relacionado à formulação de políticas públicas na área de população e desenvolvimento. Manter uma voz ativa nessa estrutura
e com proposições efetivas é honrar o compromisso histórico da ABEP com o Brasil.

Também como uma decorrência das transformações do contexto socioeconômico e político nacional e internacional nas últimas décadas, a ABEP vem diversificando parceiros e modalidades de parcerias. As atividades extensionistas têm ganhado espaço no portfólio da associação, sendo crescente a demanda por treinamentos de base conceitual e metodológica para profissionais dos setores público e privado que atuam em áreas interdisciplinares. Consolidar essas atividades com o envolvimento de pesquisadores da própria comunidade científica da ABEP pode ampliar, não apenas a captação de recursos, como também da disseminação dos estudos populacionais para o público em geral.

No campo da pesquisa, é salutar que a ABEP se mantenha como protagonista nas discussões de temas concernentes aos estudos populacionais, como por exemplo, a divulgação científica das produções científicas de especialistas da área por meio da Revista Brasileira de Estudos Populacionais (REBEP), e da realização de seus encontros bianuais e dos eventos intermediários dos Grupos de Trabalho (GT) e Comitês. Reativar e/ou fortalecer parcerias com associações nacionais e internacionais conexas à área de atuação da ABEP também representa um passo importante para que a ABEP esteja presente nas principais arenas de discussões do campo de população.

No campo organizacional, a ABEP vem se reestruturando. Vários processos relacionados à rotina de secretariado foram modernizados, bem como o relacionamento entre ABEP e sócias/sócios, tornando algumas rotinas mais ágeis e seguras em relação à gestão da informação. Aprimoramentos ainda precisam ser adotados, e seguindo a linha que gestões anteriores conseguiram implementar, é possível maximizar a utilização de ferramentas computacionais para uma melhor e maior aproximação entre a diretoria da ABEP, a comunidade abepiana e a comunidade externa.

Em relação à área financeira e patrimonial, a reavaliação do patrimônio da ABEP tem sido uma tarefa marcante das últimas gestões, inclusive com a criação de uma Comissão Especial de Imóveis. Manter um trabalho constante e vigilante sobre as melhores práticas em relação ao patrimônio atual da ABEP e as opções que possam garantir segurança financeira à associação
ao adentrar nos seus 50 anos de vida é condição primordial para uma nova gestão.

Em resumo, a Chapa ABEP 50+ propõe as seguintes ações divididas em três pilares:

1. Institucional
2. Organizacional
3. Financeiro e patrimonial

Pilares da Gestão ABEP 50+

Institucional Organizacional Financeiro e Patrimonial
Identificar e realizar atividades científicas da ABEP em conjunto com instituições/pesquisadores que atuam no campo de população para além dos tradicionais centros de demografia do país. Aprimorar os meios de comunicação entre a ABEP e as sócias e sócios. Ampliar o número de empresas que dão suporte à associação nos processos de compra, venda e locação de imóveis.
Fortalecer os programas de pós-graduação formadores de demógrafas e demógrafos do país por meio de apoio institucional e de espaço para a divulgação de atividades de ensino, pesquisa e extensão desses centros. Aprimorar a gestão da memória documental da ABEP e com vistas às comemorações dos 50 anos da associação. Envidar esforços para ampliar as fontes de financiamento da Revista Brasileira de Estudos Populacionais (REBEP).
No âmbito da CNPD, estabelecer laços de cooperação científica entre a ABEP e a sociedade civil organizada na temática de população e desenvolvimento. Construir de maneira pró-ativa e em parceria com as sócias e sócios as atividades comemorativas em alusão aos 50 anos da ABEP. Ampliar esforços para captar novas fontes de financiamento para o Programa ABEP.CAPACITA.

Expandir o Programa ABEP.CAPACITA com ampliação de atividades online e presenciais voltados para o público em geral, e com envolvimento efetivo dos GTs e Comitês da ABEP nesse processo.

Explorar e aprimorar os espaços de comunicação e divulgação científica, da ABEP e sócias/sócios, valendo-se de distintas plataformas digitais. Buscar parcerias e editais de agências financiadoras para desenvolvimento de atividades de divulgação científica da associação.
Buscar atividades conjuntas entre a ABEP e outras associações científicas brasileiras e internacionais de áreas afins ao campo da População. Estreitar o diálogo da ABEP com os GTs e Comitês. Adotar ações contínuas para manter os sócios adimplentes e ampliar o número de sócios ativos.

 

 

 

Candidatas a Diretoria

Luciana Conceição de Lima

Candidata a Presidente

Luciana Conceição de Lima (UFRN)

Roberta Guimarães Peres

Candidata a Vice-Presidente

Roberta Guimarães Peres (UFABC)

Tathiane Mayumi Anazawa

Candidata a Secretária Geral

Tathiane Mayumi Anazawa (UNICAMP)

Elzira Lúcia de Oliveira

Candidata a Tesoureira

Elzira Lúcia de Oliveira (UFF)

Adriana Miranda-Ribeiro

Candidata a Suplente da Diretoria

Adriana Miranda-Ribeiro (UFMG)

Candidatos ao Conselho Fiscal

Claudio Santiago Dias Jr.

Claudio Santiago Dias Jr.

Cristina Guimarães

Cristina Guimarães

Natália Demétrio

Natália
Demétrio

Victor Hugo Dias Diógenes

Victor Hugo Dias Diógenes

Candidatos ao Conselho Consultivo

Alberto Jakob

Alberto Jakob

Maira Covre

Maira Covre

Rosa Colman

Rosa Colman

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