Galoá Associações

Consulta pública aos usuários do Censo Demográfico 2020

22/02/2018

Notícias

Notícias

As consultas a usuários são uma etapa indispensável na preparação do Censo Demográfico e objetivam orientar sua elaboração, garantindo que ele traduza as demandas da sociedade por informações e assim satisfaça seu fim último, expresso na missão institucional do IBGE: “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania".

Para cumprir tal missão, a realização de uma consulta ampla e democrática, abrangendo órgãos governamentais, universidades e instituições de pesquisa, setores privados e demais organizações, é fundamental pois permite identificar as lacunas de produção de dados, estabelecer prioridades e entender como os dados são utilizados.

O levantamento realizado e a consequente identificação de lacunas permitem também que as demandas dos usuários, ainda que não sejam próprias para serem respondidas pela operação censitária, possam ser registradas e analisadas, possibilitando que sejam contempladas por outros levantamentos estatísticos do IBGE.

Essa prática também encontra fundamentação nos Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais no Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE:

Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais: Princípio 1 Relevância, imparcialidade e igualdade de acesso

Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE: Princípio 13 – Relevância

(Indicador 13.1)

Mais informações

Fonte: Site do IBGE

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br