Galoá Associações

Com primeira defesa de doutorado, pós-graduação da ENCE completa 20 anos

17/01/2018

Notícias

Notícias

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) existe desde 1953 com o bacharelado em Estatística, e seu programa de pós-graduação stricto sensu em População, Território e Estatísticas Públicas, criado em 1998, está completando 20 anos. Algumas atividades estão sendo planejadas ao longo do ano para marcar o vigésimo aniversário do programa, como sua aula inaugural, dia 5 de março, além de um evento comemorativo e uma publicação no segundo semestre, com objetivo de trazer reflexões sobre o programa. A ENCE foi a primeira Escola Superior de Estatística do Brasil e da América Latina, e faz parte do IBGE. Ela é, ainda, responsável por capacitações, aperfeiçoamento e formação de servidores do instituto.

De acordo com o professor e coordenador da pós, César Marques, “a criação da ENCE refletiu a preocupação do IBGE em formar profissionais engajados no desenvolvimento e produção das estatísticas nacionais”. Já na criação do mestrado acadêmico e, posteriormente, do doutorado, as discussões se iniciaram na década de 1970 e “já naquele momento se colocava que essa pós não deveria ser em estatística pura, mas sim em uma área de aplicação da estatística”. Portanto, a ENCE é considerada grande incentivadora de pesquisas interdisciplinares que possam interpretar e analisar as estatísticas públicas divulgadas pelo IBGE e outros órgãos oficiais – mas vale destacar que as teses e dissertações produzidas na Escola, contabilizadas em mais de 330 até 2017, não são consideradas dados oficiais de governo, e sim trabalhos científicos acadêmicos, como os de qualquer outra instituição de ensino.

Matéria completa

Fonte: Site IBGE - Agência de Notícias

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br