Galoá Associações

Resgate publica dossiê “História Econômica e Demografia Histórica”

02/01/2018

Notícias

Notícias

Com organização das pesquisadoras Dra. Maria Alice Rosa Ribeiro (CMU) e Dra. Maisa Faleiros da Cunha (Nepo/Unicamp), edição apresenta nove artigos que exploram a interdisciplinaridade entre as áreas.
 
Está no ar a 34ª edição da Resgate - Revista Interdisciplinar de Cultura, que apresenta o dossiê “História Econômica e Demografia Histórica (Parte 1)”, com organização da Dra. Maria Alice Rosa Ribeiro, pesquisadora colaboradora do CMU e professora aposentada da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara), e da Dra. Maísa Faleiros da Cunha, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo/Unicamp).
A proposta do dossiê investiu na interdisciplinaridade entre duas áreas autônomas da História, tendo como objetivo potencializar a compreensão dos acontecimentos e das transformações sociais e econômicas que se passaram em espaços geográficos específicos e em tempos determinados. “Partimos do pressuposto que o estudo da população é fundamental para entender os condicionamentos das transformações na vida material, na produção, distribuição e consumo de mercadorias, no trabalho, no dinheiro e no crédito. A história da população condiciona e é, ao mesmo tempo, condicionada pelas estruturas e pelas condições sociais, econômicas e culturais que se modificam e voltam a se reestruturar no tempo, segundo a ação de homens e mulheres, das gerações que fazem surgir novas formas na organização social, cultural e material do espaço e da paisagem”, afirmam as organizadoras. 
Em razão do grande número de submissões recebidas e aprovadas para publicação dentro do tema, esta primeira parte do dossiê reúne nove trabalhos de autores de diferentes instituições e regiões do país, sendo que a segunda parte apresentará outros dez textos, com previsão de publicação em março de 2018.
Assim, a partir de 2018, a Resgate deixará de ser publicada nos meses de junho e dezembro – que sempre coincidem com os períodos em que nossos colaboradores, autores e pareceristas, estão sobrecarregados com o fechamento de semestre –, passando a ser publicada nos meses de março e setembro, com a mesma periodicidade semestral.
 
A nova edição da Resgate pode ser lida no site da revista, sendo também possível fazer o download da edição completa em PDF clicando aqui.
 

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br