Galoá Associações

Periódicos acadêmicos com presença no Twitter são mais disseminados e recebem um maior número de…

15/12/2017

Notícias

Notícias

Por José Luis Ortega

No início deste ano, escrevi sobre como a participação de acadêmicos no Twitter pode influenciar a divulgação de seus artigos nessa rede social. Com base nos resultados da pesquisa anterior, expliquei que os artigos de pesquisa cujos autores têm uma conta do Twitter são mais twitados e, por extensão, esse fato favorece seu futuro impacto da citação. Esses resultados deixaram claro que a disseminação (medida pelos tweets) é de grande importância para o impacto científico (medido por citações) e, portanto, levantou à questão de até que ponto o impacto da citação é um reflexo da disseminação e não da qualidade da pesquisa.

Continuando nessa linha, pesquisas mais recentes exploram o papel dos periódicos no Twitter, analisando como seus artigos são twitados e citados. 4.176 artigos de pesquisa de 350 periódicos acadêmicos foram extraídos do provedor altmetria PlumX. 

Matéria completa

Fonte: http://blog.scielo.org/

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br