Galoá Associações

Seade disponibiliza informações sobre população e domicílios até 2050

17/07/2017

Notícias

Notícias

A Fundação Seade está disponibilizando em seu site a atualização do Sistema de Projeções Populacionais. A partir de agora estão disponíveis as projeções de população de 2011 até 2050 - antes havia dados somente até 2030 - para os 645 municípios paulistas, 96 distritos da capital e as regiões administrativas do Estado. Os dados podem ser visualizados na tela, impressos, ou ainda copiados por download.

Nesse banco de dados, além das informações sobre população por sexo, faixa etária e idade escolar, agora poderão ser consultadas as populações urbanas e rurais e as projeções do número de domicílios ocupados.

De acordo com o Sistema de Projeções Populacionais, no Estado de São Paulo, a população da faixa etária escolar de 4 a 5 anos diminuirá de 1.130.506 para 870.546, enquanto a faixa etária de 18 e 19 anos reduzirá de 1.316.846 para 974.074. Já o número médio de pessoas por domicílio, calculado pela relação entre as projeções de população e de domicílio, passará de 3 habitantes, em 2017, para 2,47 em 2050.

No conjunto do Estado de São Paulo, a proporção da população residindo em áreas urbanas deverá aumentar de 96,4%, em 2017, para 97,3%, em 2050. É possível avaliar, também, as relevantes diferenças desse indicador entre os municípios, cujo intervalo deverá variar de 26,86% a 100%. 

Em 2050, deverão existir 274 municípios com população inferior a 10.000 habitantes, enquanto somente 86 municípios terão mais que 100.000 residentes, além do Município de São Paulo que deverá atingir 12,2 milhões.

A Fundação Seade realiza, mensalmente, uma pesquisa nos Cartórios de Registro Civil de todos os municípios do Estado de São Paulo, coletando informações detalhadas sobre o registro legal dos eventos vitais – nascimentos, casamentos e óbitos –, que compõem a base de dados das estatísticas vitais paulistas. Esses dados, associados àqueles provenientes dos Censos Demográficos realizados pelo IBGE, possibilitam o acompanhamento contínuo da dinâmica demográfica do Estado, de forma tanto agregada como desagregada por regiões, municípios e distritos da capital.

As projeções populacionais, realizadas pelo método dos componentes demográficos, são essenciais para orientação de políticas públicas e tornam-se instrumentos valiosos para todas as esferas de planejamento. Estas informações viabilizam análises das demandas por serviços públicos, além de serem fundamentais para o estudo de determinados segmentos populacionais para os quais são formuladas políticas específicas. Tais projeções entram ainda no cálculo de vários indicadores econômicos e sociais, como, por exemplo, o PIB per capita e o número de leitos hospitalares por mil habitantes.

Clique aqui para acessar o Sistema de Projeções Populacionais da Fundação SEADE

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br