Notícias

CNPq - Especialistas pedem mais investimento em ciência e tecnologia

Em seminário na Câmara dos Deputados, na última terça-feira, 11, com a participação do diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marcelo Morales, parlamentares e especialistas defenderam investimento regular e de valor fixo no setor de ciência e tecnologia. Eles alertaram que o País já teve avanços na área, mas tem perdido pesquisadores e regredido em pesquisa e inovação quando comparado a outras nações.

O seminário, promovido pela Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, teve como objetivo discutir a situação orçamentária do setor.

Marcelo Morales ressaltou que é preciso investimento, se não o País estará fadado ao fracasso. Segundo o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), com a crise econômica no Brasil e por não ter uma política de investimento fixo, as verbas de ciência e tecnologia sofreram um corte "drástico".

"A saúde e a educação têm um índice constitucional. O ideal é que nós tivéssemos algo nesse estilo para a área de P&D [pesquisa e desenvolvimento] e ciência. Que tivesse um índice, um valor, uma proporção do PIB [Produto Interno Bruto], que não se mexesse. Se você já tem o orçamento, já separa ele para o setor¿, disse o deputado.

Mais informações:

Please publish modules in offcanvas position.