Notícias

A divulgação dos resultados de CT&I deixou de ser apenas uma obrigação”, afirma Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular IQAr-Unesp e vice-presidente Fundunesp e da SBPC, em artigo para o Jornal da Ciência

Pesquisadores e professores da universidade brasileira sempre tiveram, de forma institucional, o compromisso de explicar à sociedade os resultados do trabalho que fazem e sua relevância. Hoje, entretanto, essa tarefa ganhou importância muito maior diante da necessidade de mostrar para a opinião pública os prejuízos do avassalador retrocesso que está em curso com os cortes do orçamento na área de CT&I.

Não se trata de um debate sobre a melhor forma de alocar recursos para ciência e tecnologia. O que está acontecendo é uma quebra unilateral de “contrato”, pois políticas estabelecidas e programadas, que envolveram muitos investimentos, estão sendo interrompidas sem diálogo e sem qualquer sensibilidade por parte do governo para as perdas que o País terá no futuro. O que está em jogo é um modelo que vem sendo gestado há décadas e chegou ao formato atual como o mais adequado para atender as necessidades do País

Registra-se hoje aqui e em outros países uma tendência de cobrança de resultados rápidos da atividade científica frente aos gastos públicos, assim como dos ganhos concretos que ela traz para a sociedade. No entanto, quando se analisa o cenário atual, algumas perguntas são inevitáveis e podem nos ajudar a enfrentar o desafio da comunicação e da divulgação científica.

Matéria completa

Fonte: Jornal da Ciência

Adesões foram oficializadas hoje em cerimônia na Prefeitura de Campinas.

A Unicamp oficializou na manhã desta quinta-feira a sua adesão à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), e também ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos, iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e da Justiça e Cidadania, em cerimônia realizada no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

A Cátedra para Refugiados foi criada pela Acnur em 2003, com o objetivo de amparar a população em situação de refúgio por meio de ações que envolvem educação, pesquisa e extensão acadêmica. O Pacto Universitário, lançado em novembro de 2016, é uma iniciativa aberta à participação das instituições de ensino superior (IES) e de entidades apoiadoras (EA) como empresas, organizações da sociedade civil e órgãos da administração pública.

Matéria completa

Fonte: site da Unicamp

Novo relatório do Fundo de População das Nações Unidas alerta para o aumento das desigualdades e falhas na proteção dos direitos das mulheres, em especial as mais pobres – o que pode prejudicar a paz e o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A menos que as desigualdades recebam atenção urgente e que as mulheres, em especial as mais pobres, sejam empoderadas para tomar decisões sobre suas próprias vidas, os países podem ter que enfrentar ameaças à paz e ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), alerta o relatório Situação da População Mundial 2017, lançado globalmente nesta terça-feira, 17, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O custo das desigualdades, em especial na saúde e na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, pode se estender a todos os objetivos globais, ressalta o relatório intitulado “Mundos Distantes: Saúde e direitos reprodutivos em uma era de desigualdade”. A demanda não atendida por serviços de saúde, incluindo o planejamento reprodutivo, pode enfraquecer as economias e sabotar o progresso já alcançado em direção ao cumprimento do primeiro ODS, de eliminação da pobreza.

Matéria completa

Fonte: Site UNFPA

Hasta el 10 de febrero de 2018 se podrán enviar contribuciones para la edición 106 de las Notas de Población, publicación que edita el Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CELADE)-División de Población del organismo.

La Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) abrió una nueva convocatoria para recibir artículos originales e inéditos sobre los resultados de investigaciones, reflexiones o experiencias en asuntos de población y en las interrelaciones entre este campo y otras áreas temáticas.

Los investigadores interesados tienen plazo hasta el 10 de febrero de 2018 para enviar sus trabajos, los que serán publicados en la edición N⁰ 106 de Notas de Población, que se difundirá en junio de ese año.

Esta publicación semestral, que se emite los meses de junio y diciembre, tiene como propósito principal difundir estudios sobre la población de los países de América Latina y el Caribe, si bien acepta también contribuciones referidas a otras regiones del mundo. La revista es editada por el Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CELADE)-División de Población de la CEPAL, centro que en 2017 celebra el 60 aniversario de su fundación.

Matéria completa

Fonte: Site da CEPAL

Vídeo de divulgação do histórico de encontros da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Fotos e locais desde o primeiro encontro em 1978 até os dias de hoje.    

Na próxima semana, dia 23 de outubro, o Grupo de Trabalho (GT) População, Espaço e Ambiente da ABEP inicia o seu IV Seminário Nacional. O evento ocorrerá na FCA/UNICAMP - Limeira-SP, a partir das 09h00. A programação contará com apresentações de trabalhos, mesas redondas e conferências.

Com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP).

A programação pode ser acessada diretamente pelo site da ABEP ou pelo aplicativo para dispositivos móveis Android no link abaixo. 

    ou  http://applink.com.br/gtpopea2017

Página 1 de 49

Please publish modules in offcanvas position.