Galoá Associações

IV Seminário Nacional População, Espaço e Ambiente (GT População, Espaço e Ambiente)

22/10/2017

GT População, Espaço e Ambiente

GT População, Espaço e Ambiente

23/10/2017 00:00
Baixe o aplicativo com a programação ou acesse o link
 
 
 
Big data e análises espaciais nos estudos de população
 
O Grupo de Trabalho População, Espaço e Ambiente – PopEA, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/UNICAMP) têm o prazer de convidá-los para participar e submeter trabalhos ao IV Seminário Nacional sobre População, Espaço e Ambiente, que se realizará nos dias 23 e 24 de Outubro de 2017, em Limeira, SP, nas dependências da FCA/UNICAMP. 
 
O link da chamada de trabalhos pode ser acessado em: Chamada de trabalhosIV Seminario GT
 
A submissão de trabalhos, sob a forma de resumos expandidos, vai até 15 de agosto. Os resultados com os trabalhos selecionados serão divulgados até 25 de agosto.31 de setembro.
 
Com o tema geral Big data e análises espaciais nos estudos de população, o evento visa reunir profissionais com trabalhos e interesse na área de População, Espaço e Ambiente, e especialmente, das diversas áreas com estudos com grandes bases de dados e análises espaciais.
 
Para isso o evento visa não apenas discutir a temática contemporânea como também fomentar trabalhos que busquem relacionar os estudos na área de população e ambiente com análises espaciais e com o uso de big data, permitindo também a aproximação da comunidade dos estudos de população com aquela dedicada aos estudos de big data.
 
A proposta é, assim, a de promover o encontro entre os estudiosos de população, sobretudo os dedicados aos estudos ambientais, que possuem na perspectiva espacial uma área de atuação importante, com estudiosos dos big datas e das análises espaciais. Este encontro visa identificação de sinergias e mútua apropriação: dos primeiros, que visam incorporar em suas pesquisas estes grandes bancos de dados, e dos segundos, que pretendem incorporar o olhar populacional às suas análises. O ganho para ambos é o adensamento das fronteiras interdisciplinares e a possibilidade de desenvolvimentos teórico-metodológicos inovadores, bem como novas aplicações e soluções para problemas de larga escala, especialmente sobre distribuição espacial da população e indicadores de mudanças ambientais.
 
O seminário contará com espaço para apresentação em pôsteres e sessões temáticas, mesas redondas e plenárias, visando potencializar tais encontros e trocas de experiências.
 
Se estimula a submissão de trabalhos nas áreas designadas abaixo, mas não restritas a elas, somente:
  • Dinâmica Populacional e Mudanças Climáticas
  • Dados e métodos em análise espacial nos estudos de população, espaço e ambiente
  • Estruturação do espaço: para além da dicotomia campo-cidade
  • Ambiente e consumo: dinâmica demográfica e urbanização
  • Migração e ambiente
  • Análises matriciais / estatísticas aplicadas a estudos de população
  • Novas abordagens para dados sociodemográficos convencionais
  • Novas fontes de dados para estudos de mobilidade e migração
  • Indicadores e modelos socioambientais aplicados aos temas de população e ambiente
  • População, ambiente e saúde
  • Risco, vulnerabilidade e ambiente 

Programação

Mais informações

 

Realização

 

Apoio

 

 

 

 

 

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br