Galoá Associações

VII Simpósio Nacional de História da População (GT População e História)

17/10/2017

GT População e História

GT População e História

18/10/2017
O VII Simpósio Nacional de História da População, com o tema “50 anos de Demografia Histórica: passado, presente e futuro”, busca refletir acerca das contribuições, avanços, potencialidades, limites e, acima de tudo, do estado da arte de uma disciplina que chega ao seu quinquagenário. A proposta do simpósio se mostra de grande relevância por estimular uma análise do caminho percorrido pela Demografia Histórica e de seu contexto atual, assim como fornece uma base para a discussão sobre o futuro das populações. Ademais, destaca fenômenos relevantes no âmbito da formação de famílias, reprodução social, fecundidade, migrações, mortalidade, ciclos de vida e outros, em uma perspectiva histórica. Isso tem suscitado a formação de amplas redes de pesquisadores, quer por intermédio de centros, núcleos, grupos e projetos de pesquisa vêm dedicando atenção a esses temas.
 
O VII SNHP visa também oferecer subsídio para o desenvolvimento de estudos e pesquisas ao nível de Graduação e de Pós-Graduação, a partir da realização de atividades sobre temáticas que envolvam a Demografia Histórica. A atividade está organizada de forma a: 1) abordar o estudo da população e das variáveis demográficas – ritmo de crescimento, estrutura etária por sexo, fecundidade, nupcialidade, mortalidade e migração; 2) discutir as possibilidades e experiências de pesquisas no âmbito da Demografia Histórica a partir de fontes documentais variadas disponíveis para as diversas regiões do Brasil, especialmente as regiões Nordeste e Amazônica, e dos métodos e técnicas empregados; 3) realizar uma discussão acerca dos 50 anos da disciplina Demografia Histórica na Europa e no Brasil, seus avanços, lacunas, desafios e perspectivas futuras.
 
 
 
 
 
 

Realização

 
Apoio

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br