Galoá Associações

Seminário "População, Desenvolvimento e Políticas: direções e sentidos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável"

13/06/2017

Eventos

ABEP

A dinâmica populacional desempenha um papel central em qualquer estratégia de desenvolvimento social ou econômico. Mais do que a simples avaliação do contingente populacional, elementos como a estrutura etária, diferenciais de gênero, padrões de consumo, entre outros, são aspectos subavaliados na elaboração de planos de ação. Neste sentido, faz-se importante discutir para um público mais amplo o que o campo de estudos de população tem a contribuir no sentido da melhor compreensão na interface população-desenvolvimento-políticas. Dentro deste contexto, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propiciam um espaço de debate favorável a incorporação dessas preocupações. Mais do que atingir metas de indicadores, o entendimento dos processos subjacentes se configura como um excelente potencial para direcionamento e articulação de ações políticas focalizadas.

Passados 20 anos da publicação do documento “Shaping the 21th Century: The Contribution of Development Cooperation” (OCDE, 1996), pensar e refletir criticamente as metas de bem-estar econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade ainda é uma agenda central. E não se pode pensar nesses aspectos sem passar pelo entendimento das profundas mudanças demográficas por que passaram e passam os países em desenvolvimento. Entender as desigualdades regionais e locais que tensionam esses objetivos é fundamental. Assim, o evento tem como objetivo colocar em evidência esse debate através de um seminário temático aprofundado sobre os temas populacionais e suas interfaces com o desenvolvimento e as políticas públicas do setor.

Essa página foi útil?


Tópicos

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Você sabia que o maior estímulo ao desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe suas dúvidas ou sugestões para o autor!

Logo da ABEP

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Contato

secretaria@abep.org.br