Realização do VII Simpósio Nacional de História da População

Foi realizado em Natal, RN, na UFRN, no período de 18 a 19 de outubro de 2017, o VII Simpósio Nacional de História da População.

O Evento contou com sessão de abertura e de encerramento, três mesas redondas, uma sessão temática, sessão pôster, duas conferências e uma palestra. Para tanto, contou com professores doutores e pesquisadores de várias regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Nordeste e Norte) e de diferentes instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

A atividade foi organizada de forma a: 1) abordar o estudo da população e das variáveis demográficas – ritmo de crescimento, estrutura etário-sexual, fecundidade, nupcialidade, mortalidade e migração; 2) discutir as possibilidades e experiências de pesquisas no âmbito da Demografia Histórica a partir de fontes documentais variadas (listas de população, censos, registros paroquiais, etc.) disponíveis para as diversas regiões do Brasil, especialmente as regiões Nordeste e Amazônica, e dos métodos e técnicas empregados; 3) realizar uma discussão acerca dos 50 anos da disciplina Demografia Histórica na Europa e no Brasil, seus avanços, lacunas, desafios e perspectivas futuras.

Composição Organizacional

  • Dra. Maísa Faleiros da Cunha (Pesquisadora Nepo/Unicamp e Coordenadora do GT População e História – ABEP)
  • Dra. Luciana Conceição de Lima (Professora PPGDEM/UFRN e Vice Coordenadora do GT População e História – ABEP)
  • Dr. Paulo Eduardo Teixeira (Prof. UNESP-Marilia)
  • Dr. Daniel Souza Barroso (Prof. EA/UFPA)

 

 

 

Please publish modules in offcanvas position.