Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica Dossiê Migrações, pesquisa biográfica e (auto)biográfica

Dossiê Migrações, pesquisa biográfica e (auto)biográfica - V. 3, n. 7 – Jan./Abr. 2018

As migrações humanas são uma realidade constante da história do nosso planeta e têm vindo a crescer ao tom dos movimentos económicos globais e regionais. Nos dias de hoje, elas caracterizam uma autentica “era do migrante”, associada às novas tecnologias da comunicação e facilidades de transporte, mas sempre resultando de grandes assimetrias e desigualdades sociais ou entre países e zonas do mundo.
No âmbito da pesquisa biográfica em geral, e mais especificamente no quadro da vasta e intensa atividade da pesquisa (auto)biográfica produzida no Brasil, são poucas as produções académicas e de investigação que cruzam a pertinência da análise de histórias de vida e narrativas biográficas com as experiências migratórias. Assim, e tendo em conta o crescimento e importância das migrações no nosso quotidiano, e o contributo único que a pesquisa biográfica pode oferecer à compreensão e conhecimento destas realidades, urge reunir um conjunto de textos que tratem com rigor e conhecimento de causa este tema a partir do enfoque (auto)biográfico. A tradição brasileira e do continente americano em geral favorecem o olhar autobiográfico, enquanto a abordagem biográfica europeia se interessa sobretudo pela contextualização política e social dos relatos e testemunhos de migrantes. Por essa razão, o presente dossiê está aberto a contributos que incidem tanto sobre os relatos e histórias de vida escritos ou narrados pelos/as próprios/as autores/as migrantes, como em estudos que analisem as narrativas biográficas e autobiográficas nas suas dimensões mais coletivas e sociais ou históricas. 
Os textos a propor podem debruçar-se sobre qualquer espaço migratório; tempos e temporalidades diferentes, mas com preferência na atualidade; migrações internas e internacionais; refugiados; práticas de investigação biográfica com migrantes e refugiados; desenvolvimentos teórico-metodológicos no estudo das migrações na pesquisa biográfica e autobiográfica; intervenção social através de pesquisa com migrantes.

Coordenação:
Elsa Lechner (CES/UC)
Zeila Demartini (UNIMEP / CERU-USP)

Submissão de textos: até 30 de outubro de 2017

Submissão de trabalhos

Conselho Editorial da RBPAB

Please publish modules in offcanvas position.