Perfil Sociodemografico e laboral da imigração Venezulana no Brasil - Resumo Executivo

REALIZAÇÃO DA PESQUISA

A pesquisa foi promovida pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg), com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). O desenho metodológico da investigação foi realizado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e a execução ficou por conta da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da Universidade Federal de Roraima (CSVM/UFRR).

OBJETIVO

Analisar o perfil sociodemográfico e laboral dos imigrantes venezuelanos para subsidiar a formulação e implementação de políticas migratórias específicas, em conformidade com as necessidades da imigração venezuelana no Brasil.

METODOLOGIA

A metodologia foi concebida a partir de dois estudos: 1) levantamento estatístico de caráter quantitativo, cujo desenho amostral foi baseado em amostragem probabilística estratificada para estimar proporções. Tendo sido construídos estratos por sexo e grupos de idade, com grau de confiança de 95%, margem de erro de 2,5% e variância de 11%, resultando num tamanho de amostra de 650 entrevistas aplicadas à população não indígena, com 18 anos ou mais de idade, residente em 33 bairros do município de Boa Vista; 2) estudo etnográfico com famílias e líderes Aydamos dos Warao nas cidades de Boa Vista e Pacaraima.

Please publish modules in offcanvas position.