Chamada pública para o Dossiê: Migrações, Fronteiras, Deslocamentos e Mobilidades

Século XXI – Revista de Ciências Sociais

Organizadores:

  • Maria Catarina Chitolina Zanini – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Maria Clara Mocellin – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Marta Mercedes Maffia – Universidad Nacional de La Plata (UNLP)

A mobilidade humana é um fenômeno complexo que tem se acentuado no século XXI, seja quantitativamente quanto do ponto de vista das diversas formas em que tem se processado. O fenômeno migratório tem sido preocupação constante de pesquisas em diversas áreas de conhecimento, dentro e fora das ciências sociais, contudo o que tem chamado a atenção nas últimas décadas, devido às novas tecnologias de comunicação, bem como ao encurtamento das espaço-temporalidades, são as dinâmicas subjetivas e objetivas de se constituir enquanto sujeito nestes percursos. Assim, considerando o aumento dos deslocamentos humanos, em suas diferentes formas, pretendemos agregar trabalhos que analisem os processos sociais e políticos desses deslocamentos, seja do ponto de vista temático, teórico, bem como de novas abordagens metodológicas para estas questões.  Nesse sentido, este dossiê temático dedica-se a trabalhos que tenham como propósito compreender as mobilidades e os seus diferentes deslocamentos em suas múltiplas facetas, bem como trabalhos que tratem das interações sociais, dos processos de diferenciação e alteridade decorrentes dos processos migratórios, como também os que relacionem a migração com mundo do trabalho, com o projeto migratório e as estratégias familiares e religiosas. Também serão bem-vindos trabalhos que se dedicam à análise dos deslocamentos internacionais que ganharam destaque no cenário mundial recente, na medida em que tratarem das dinâmicas transnacionais e de transmigrantes que se deslocam entre duas ou mais sociedades. Espaço especial também se pretende delegar aos estudos sobre refúgio, que tem ganhado destaque no cenário contemporâneo, seja do ponto de vista histórico, bem como acadêmico.

O prazo final para submissão de artigos se esgota em 28 de fevereiro de 2018.

A submissão de artigos deve respeitar as normas editoriais, disponíveis no sítio da Século XXI em “Diretrizes para Autores” ou logo abaixo em “Instruções para os colaboradores” em:

Os artigos deverão ser enviados para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

O dossiê deverá compor o Vol. 8, nº 1, da Século XXI, cuja publicação está prevista para junho de 2018.

Please publish modules in offcanvas position.