Oficina (workshop) “Lista do NIEM”

Dias 17/08/17 e 24/08/17

Quintas feiras, das 14:00 às 17:000

Responsável: Helion Póvoa Neto

Objetivos: 1. Apresentar as linhas gerais e procedimentos envolvidos na organização de uma lista (newsletter) de notícias, pesquisa e debate sobre o campo dos estudos migratórios. 2. Explicitar os critérios para seleção de notícias e informações acadêmicas e sua organização em forma de mensagens diárias. 3. Habilitar os participantes para eventual participação futura no processo de funcionamento na lista do NIEM. 4. Habilitar participantes para organização de  listas/newsletters sobre outros temas de seu interesse pessoal. 5. Acolher sugestões para continuidade e aprimoramento da lista do NIEM.

Justificativa: A lista do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios  (NIEM) existe, desde o ano de 2000, atingindo no momento presente cerca de 1.600 assinantes, que recebem suas mensagens diárias, usam-na para se informar quanto ao campo dos estudos migratórios, obter material para suas próprias redes de divulgação, e eventualmente debater as temáticas apresentadas na própria lista ou em outros fóruns. Durante os dezessete anos de seu funcionamento, desenvolveu-se uma experiência de busca por informação relevante (jornalística ou não), seleção da informação a ser veiculada e sua organização na forma de mensagens veiculadas a cada dia. Paralelamente, foi se formando um arquivo de mensagens, acessível ao público (assinantes ou não), que pode ser acessado através do link https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/niem_rj/info. Não contando com recursos específicos para seu funcionamento, e exigindo dedicação diária, avalia-se que a organização da lista necessitará, progressivamente, do apoio de outros participantes para prosseguir em seu funcionamento.

Dinâmica da oficina:  O organizador da lista apresentará, nos dois dias, os tópicos explicitados abaixo, acolhendo perguntas e sugestões, e realizando durante a oficina, em tempo real, as tarefas envolvidas na organização e veiculação diária da lista do NIEM, visando capacitação e participação na resolução e aprimoramento da dinâmica da lista, acolhendo sugestões e interagindo na busca de soluções e aprimoramento.

Conteúdo:

Dia 17/08/17:

  1. O campo dos estudos migratórios na atualidade. Relevância, interdisciplinaridade e delimitação.
  2. Confiabilidade da informação sobre processos migratórios contemporâneos, extraída de fontes jornalísticas e newsletters nacionais e internacionais.
  3. Técnicas e critérios de busca de informação sobre processos migratórios.
  4. Avaliação da relevância e confiabilidade das fontes.
  5. Atribuição de responsabilidade aos colaboradores da lista como fornecedores da informação.
  6. O debate quanto à politização, partidarismo ou parcialidade da informação veiculada e o papel da moderação. 

Dia 24/08/17:

  1. Divulgação científica sobre o campo dos estudos migratórios. Artigos e livros científicos, congressos, seminários e demais eventos ligados ao campo.
  2. Relação com outras listas/newsletters no Brasil e exterior que lidam com o campo dos estudos migratórios.
  3. Critérios para atribuição de relevância e priorização na divulgação de eventos acadêmicos e políticos.
  4. Engajamento da moderação da lista em causas envolvendo direitos, proteção e apoio a migrantes e refugiados.
  5. Divulgação, em paralelo mas com relativa independência, do conteúdo da lista em página do facebook.   

Certificação: Aqueles que desejarem e participarem das duas tardes da oficina receberão certificados.

Inscrição: O número de vagas é limitado e solicita-se inscrição pelo e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Requisitos: Os participantes devem estar inscritos na lista do NIEM, acompanhá-la  regularmente e mostrar interesse acadêmico e/ou político no tema. Sugere-se trazer, nos dois dias da oficina, computador pessoal do tipo notebook ou tablet para melhor acompanhar a exposição e debate.

Local: A oficina será desenvolvida na biblioteca do NIEM, localizada na Rua da Lapa, 120, 2º. andar, sala 204.

Please publish modules in offcanvas position.