Lançamento do Livro - Fronteiras do Brasil: diagnóstico e agenda de pesquisa para política pública

Fronteiras do Brasil: diagnóstico e agenda de pesquisa para política pública - IPEA / Ministerio da Intetegracao Nacional

O livro, Fronteiras do Brasil: diagnóstico e agenda de pesquisa para política pública, apresenta os resultados dos trabalhos da oficina técnica, realizada no Ipea Brasília, e é um dos produtos da parceria do Ipea com o Ministério da Integração Nacional (MI). Fizeram parte das discussões da oficina diversos profissionais do Brasil e do exterior, ligados direta e indiretamente ao tema (governos federal e estaduais, pesquisadores, universidades, agências sul-americanas, consultores). O conteúdo das discussões mostrou a complexidade e a diversidade dos problemas das Fronteiras brasileiras, envolvendo questões sobre segurança, defesa, social, econômica, ambiental, infraestrutura econômica, cidades gêmeas, entre outras. Além disso, a abordagem das atuações dos três entes federados e suas políticas públicas foram, também, destaque nos debates.

Esta publicação, o volume 2, traz a visão geral, nacional, das políticas públicas sobre fronteiras. Ao todo, são cinco partes com 11 capítulos, mostrando os antecedentes de pesquisa sobre fronteiras no Ipea; as apresentações e os debates da oficina de Brasília; a rede urbana e a fronteira brasileira; a dinâmica e os resultados dos trabalhos em grupo; e as conclusões e recomendações.

Mais informação

Please publish modules in offcanvas position.