IBGE - Novo estudo apresenta o estágio atual da urbanização brasileira

O IBGE lança hoje a publicação Áreas Urbanizadas do Brasil 2015.

O projeto, que está em sua segunda edição, retorna mais moderno e alinhado às necessidades dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O propósito do estudo é fornecer um panorama das áreas urbanizadas do país a partir de uma base consolidada.

Dessa forma, a expectativa é colaborar com pesquisas que abordem a forma urbana e suas diferenciações regionais, a influência de aspectos geográficos na conformação das áreas urbanizadas, a identificação de tendências e potenciais vetores de expansão das cidades, além de auxiliar a elaboração de políticas públicas e investimentos.

A publicação apresenta o relatório metodológico com os objetivos e os procedimentos operacionais adotados, tanto na identificação das áreas urbanizadas do Brasil quanto na classificação e no cálculo de suas áreas. Ela apresenta também os primeiros resultados, referentes às áreas urbanizadas das Concentrações Urbanas do Brasil acima de 300 mil habitantes, além dos municípios de Palmas (TO) e Boa Vista (RR). Este mapeamento continuará com as manchas urbanizadas de concentrações urbanas de menor porte demográfico.

Mais informações

Please publish modules in offcanvas position.