Participação do GT Etnografia em movimento: estudos migratórios e os desafios da pesquisa de campo na XII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM)

Data: 04/12/2017 a 07/12/2017

Local: Posadas, Misiones, Argentina

Descrição do GT “Etnografia em movimento: estudos migratórios e os desafios da pesquisa de campo”

O fenômeno migratório tem sido uma preocupação recorrente da etnografia. Já na primeira metade do século XX, estudos etnográficos desenvolvidos por Thomas e Znaniecki (1927) e Wirth (1928), por exemplo, procuraram compreender as condições de vida de migrantes oriundos da Europa em Chicago. Além disso, etnografias conduzidas por antropólogos britânicos no continente africano registraram as particularidades migratórias de comunidades pastoris, bem como de trabalhadores itinerantes (Richards 1939, Evans-Pritchard 1940, Gulliver 1950). Métodos de pesquisa etnográfica criados e utilizados nessa época demonstraram grande validade, e são utilizados ainda hoje para registrar e compreender a mobilidade espacial produzida por distintos grupos migratórios.

Prazo para envio de resumos: até 10 de julho

Data aprovação das apresentações: até 16 de outubro

As propostas deverão ser enviadas ao seguinte endereço email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Please publish modules in offcanvas position.