Maria Isabel Baltar

Fundadora do NEPO, Maria Isabel Baltar era formada em Ciências Sociais pela PUC-SP, mestre em Ciência Política pela USP, doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP e pós-doutora pelo Centro de Estudos Demográficos da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha.

Seus estudos centravam-se na análise do processo político de discussão e decisão no Congresso Nacional sobre saúde reprodutiva e sexual da mulher – com ênfase no aborto - e regulamentação do trabalho, avaliando o contexto da participação de atores políticos e sociais.

Destacou-se como militante do movimento feminista nacional nas lutas em defesa dos direitos humanos, dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e, mais especificamente, pela descriminalização do aborto. 

Foi membro do Conselho Consultivo da ABEP e do Grupo de Pesquisa População e Saúde do CNPq. Integrou o Comitê Assessor Nacional da Comissão Intergovernamental de Saúde Sexual e Reprodutiva do Mercosul do Ministério da Saúde, do Comitê Consultivo da Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y del Caribe (RSMALC) e  foi secretária-executiva da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (Rede Feminista de Saúde).

Querida Bel, essas suas atividades refletiram seu comprometimento com a vida, seu compromisso social e político.

Nossa admiração por sua trajetória pessoal, familiar e profissional ficará em nós como símbolo de uma Mulher batalhadora. 

Bel estamos aí!

Amig@s do NEPO

Fonte: http://www.nepo.unicamp.br/nepo/perfils/homenagemBel.html

Outubro 2008

 

 

Please publish modules in offcanvas position.