E-book


A ABEP está ampliando a sua linha editorial com o lançamento da coleção de e-books Demografia em Debate. Atualmente, a ABEP conta com a Revista Brasileira de Estudos de População (REBEP), de grande prestígio no meio acadêmico, disponível no SciELO e com boa avaliação no Qualis CAPES; a série Demographicas; os Textos Didáticos; os Anais dos Encontros bianuais; os Anais de Encontros de GTs; e o Informativo ABEP. A partir de agora, com a coleção de e-books Demografia em Debate, @s abepian@s e o público em geral têm acesso a uma nova série, mais ágil e dinâmica, mas com a mesma qualidade das demais publicações da ABEP.

O termo e-book, uma abreviação das palavras "eletronic book" ou "livro eletrônico", é um livro como qualquer outro, com a diferença de estar, desde sua origem, no formato digital e não em papel, como no livro tradicional. É um livro ecologicamente correto, uma vez que pode ser lido na tela do computador, ainda que, evidentemente, possa ser impresso, no todo ou em parte, a critério do leitor.

A principal vantagem do e-book é a sua acessibilidade transterritorial. Como se encontra no formato digital, pode ser acessado via internet, em qualquer parte do mundo. Além disso, o e-book tem baixo custo de produção, possibilitando que se multipliquem as iniciativas com um volume limitado de recursos, sem prejuízo da qualidade. Uma outra vantagem específica desta coleção é o fato de que ela estará disponível sem nenhum custo para o leitor.

Além de fortalecer e dar agilidade à sua linha editorial, os e-books ABEP possibilitarão um maior volume de publicações em Demografia, seja sob a forma de coletâneas temáticas, livros resultantes de seminários ou de autoria única, seja em português ou em língua estrangeira. Desta forma, abre-se um canal para a publicação acadêmica e científica para todos os pesquisadores, incluindo os jovens demógrafos e cientistas sociais.

A ABEP tem sido pioneira no uso das tecnologias da informação para difundir idéias e incentivar o debate e a participação entre os seus filiados, pesquisadores em geral e a mídia. As listas de discussão do GT População e Gênero, criada em 6/12/2000, e da Diretoria, denominada População e Pobreza, ou simplesmente P & P, criada em 6/5/2005, têm cumprido um papel importante de "demografizar" o debate público e ampliar o campo de atuação da Associação. Agora, com a coleção de e-booksDemografia em Debate, esta experiência será potencializada, contribuindo para o fortalecimento da página da Associação. Várias organizações oferecem bibliotecas especializadas sobre diferentes temas e esperamos que, em breve, a Demografia, através da ABEP, também possa oferecer uma variedade de livros que divulguem a nossa produção e reforcem a sua relevância social.

Os dois primeiros volumes tratam, respectivamente, da previdência social e da saúde sexual e reprodutiva, temas que ultrapassam as fronteiras da comunidade acadêmica, uma vez que estão fortemente relacionados com as políticas públicas.

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial à nossa secretária Paula Miranda-Ribeiro, que trouxe essa idéia para a Diretoria da ABEP e batalhou pela sua implementação. Agradecemos, também, à equipe da Traço Publicações e Design, Fabiana Grassano e Flávia Fábio, responsáveis pela identidade visual desta coleção, que souberam captar com maestria o espírito que queríamos dar aos e-books; à Ana Paula Pyló que, com disposição e sorrisos incansáveis, viabiliza muitas das nossas idéias, incluindo esta; e ao Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA, cujo apoio financeiro permitiu deslanchar mais esta iniciativa.

Por fim, convidamos todos @s abepian@s a ler e divulgar os e-books, bem como contribuir com esta coleção. Esperamos que, com ela, a Demografia permaneça sempre em debate!
George Martine e José Eustáquio Diniz Alves, presidente e vice-presidente da ABEP - Gestão 2007-2008

Para acessar as publicações, clique aqui